Institucional

Centro de Documentação

e Informação Doutrinal e Jurisprudencial

Gênese

Em ocasião do II Congreso Ibero Latino Americano de Direito de Seguros do CILA, realizado na Cidade do México em Agosto de 1991, surgiu graças a uma específica proposta formulada, consistente a elaboração de um Centro de Documentação e Informação Doutrinal e Jurisprudencial para os países membros do Comitê. Através da necesidade da comunidade ibero americana, a Pontificia Universidad Javeriana de Colombia, consciente da importância da investigação científica, assim como da dificuldade de reunir em só um local, um número representativo e articulado de fontes especializadas de caráter bibliográfico concernentes ao seguro em geral, decidiu criar a Biblioteca Ibero Latino Americana de Seguros J. Efrén Ossa G. em reconhecimento a um dos maiores destaques expoentes do Direito de Seguros dos países da área, oferecendo ao CILA-AIDA que estava interessada em organizar, dirigir e administrar o referido Centro de Documentação. Oferecimento tal, que a equipe diretiva aceitou entusiasmada, dada a simetría existente entre ambos projetos.
Em consideração ao anterior o CILA, na atualidade, conta com um moderno e sistematizado Centro de Documentação que contém cerca de 4.500 referências bibliográficas aproximadamente, (livros, estudos, artigos e ensaios) em diversas línguas, e de uma qualificada coleção de revistas especializadas, somente em seu local -o centro- matriz, no qual foi enriquecido, oportunamente através da generosa doação dos familiares do Prof. OSSA G., da qual fizera parte de sua importante biblioteca pessoal.
Destaca-se, por sua significação, que a Biblioteca não só conta com obras e estudos de caráter jurídico, pois o propósito que lhe assiste é o de acolher -em anexo as jurídicas- como também conta, com maior número possível de fontes de índole técnica, econômica e financeira. Ao passo que, é uma biblioteca de seguros de natureza interdisciplinária.

Composição e Organização

O Centro de Documentação está formado por seu centro matriz e pela somatória de recintos bibliográficos autônomos situados em distintas nações, denominados satélites, de acuerdo com o propósito de expandir seu conteúdo, assim como de reunir esforços a favor da comunidade internacional do seguro, sua destinatária natural.
1. ARGENTINA:
Biblioteca de la Asociación Argentina de Derecho de Seguros.
2. COLOMBIA:
A- Biblioteca Central -y General- de la Universidad Javeriana
B- Biblioteca de la Unión de Aseguradores Colombianos FASECOLDA
C- Biblioteca de la Superintendencia Bancaria
D- Biblioteca de la Aseguradora COLSEGUROS
3. ESPAÑA:
A- Centro de Documentación de la Sección Española de AIDA (conformado, en buena parte, por la valiosa donación realizada por el Sr Félix MANSILLA)
B- Centro de Documentación de la Fundación Mapfre Estudios
4. MEXICO:
Biblioteca de la Comisión Nacional de Seguros y Fianzas.
O Centro de Documentação do CILA, conta com a assistência de uma bibliotecária especializada na matéria, com a finalidade de oferecer um serviço mais qualificado, para catalogar e sistematizar periódicamente suas fontes. Da mesma forma, conta com uma coordenadora especialista na área do Direito de Seguros, que tem como missão primordial a orientação básica aos investigadores: estudantes, professores, empresários, etc, interesados em sua consulta.

Endereço:

Calle 40 No 6-23. Edif. Gabriel Giraldo,Bogotá (Colombia).
E-mail: begomez@javercol.javeriana.edu.co
Telefones: 3208320/ 310-48-77
Fax: 3384535/ 310-26-06
Caixa Postal: 55110, Bogotá.
Bibliotecária: Sra.
Coordenadora: Dra. Beatríz GOMEZ DE SABOGAL
Diretor: Prof. Carlos Ignacio JARAMILLO J.

Serviços Básicos Oferecidos

A Biblioteca, fundamentalmente, presta serviços de consulta bibliográfica em seus diferentes centros e satélites. E seu centro matriz, complementariamente, o de orientação bibliográfica para investigadores; busca individual de bibliografia para estudantes, profissionais, etc; cópia de ensaios, artigos e livros; envio de material a investigadores ou organizações nacionais e internacionais; intercâmbio de informações com outros locais ou centros correspondentes, entre outros serviços relacionados com a função inerente a uma Biblioteca especializada e aberta ao público, en geral.

Catálogos Bibliográficos: Geral do Centro Individuais de seus Satélites Internacionais

Com o objetivo de facilitar a consulta do Centro de Documentação do CILA-AIDA, a Pontificia Universidad Javeriana, em várias oportunidades, editou um esquemático catálogo bibliográfico, fruto da análise individual de cada uma das fontes nele registrados. Entretanto, foi realizado tres edições do destacado catálogo. A última delas com motivo do V Congresso Ibero Latino Americano de Direito de Seguros do CILA, se preparando para a quarta edição.
Da mesma forma, alguns de seus satélites internacionais contan com similares catálogos, tal como acontece, em se tratando do Centro de Documentação da Fundação Mapfre Estudos.
Na atualidade, estão terminando de catalogar suas fontes, no Centro de Documentação de SEAIDA. E a Associação Argentina de Direito de Seguros, por sua vez, está recentemente iniciando esse trabalho, visando consolidar repectivos catálogos que, em seu momento, se distribuirá a cada uma das Seções membros do Comitê.



fórum
Se você é membro de AIDA, acesse nosso fórum.